Smash The Cake

Salve amigos, tudo certo?


Quero dividir com vocês algo que muita gente vem me perguntando: "O que é o Ensaio Smash The Cake?"

Bom, primeiro quero dizer que este ensaio é muito especial, pois, na grande maioria das vezes, é o primeiro contato que o bebê, a criança tem com o bolo. É verdade!


Mas... Você sabe a origem do ensaio Smash The Cake?


Muito provavelmente, este ensaio teve origem nos Estados Unidos e traduzindo ao pé da letra, o nome significa "amassar o bolo".

Didaticamente falando, este ensaio é muito bacana para instigar os pequenos à interação com o ambiente, proporcionando aquela bagunça com o bolo!


Mas, qual seria a idade "certa" para fazer este ensaio?


Não existe uma regra, mas o recomendado seria fazer o ensaio com bebês entre 6 meses a 3 anos de idade.

Digamos que esta seja de fato a primeira experiência do bebê com o bolo, então seria interessante que o ensaio não fosse realizado tardiamente. Por outro lado, com menos de 6 meses também seria muito difícil fazer com que a criança brincasse com o bolo e gerasse aqueles "clicks" que fazem tanto sucesso.


Smash the Cake ou Smash the Fruit?


Então... Tenho recebido muitas perguntas sobre esta questão. Alguns pais não curtem muito a ideia de dar algo muito doce ou cheio de gorduras aos seus filhos, como é o caso dos bolos confeitados utilizados nos ensaios.

Diante disso, é possível fazer o ensaio "Smash the Fruit", onde a ideia é substituir o doce por frutas que a criança goste e com isso, ela pode comer sem restrição.

Da mesma forma que acontece com o Smash the Cake, este ensaio permite que a criança se divirta e passe pelo processo de experimentação, através dos sabores, texturas e gerando fotos hilárias!!!


Dito isso, separei algumas dicas e orientações aos pais para que tudo ocorra como o esperado antes e durante o ensaio de seu bebê!


* A seleção do Bolo


Na hora de escolher o bolo, muitos pais ficam na dúvida de como escolher o bolo adequado, onde comprar, etc... Então seguem algumas dicas bem simples e que vão te ajudar nesta escolha:


* Encomendar ou fazer?


Se você já tem intimidade suficiente na cozinha para produzir um bolo confeitado ou conhece alguém que tenha ( vale avó, tia, "dinda", etc...), melhor! Até porque você já conhece o gosto da criança e tudo fica mais fácil.

Agora, se for encomendar o bolo, opte por um fornecedor conhecido, que você já conheça seu trabalho. Assim, a segurança da criança está garantida!


* As roupas da criança


A primeira coisa que se deve levar em conta é de que a criança precisa estar confortável para realizar seu ensaio e curtir ao máximo!

Importante também que os pais saibam que que a roupa ficará toda suja, já que esta é a ideia mesmo!

Por isso muitos pais optam em deixar seu bebê sem blusa, usando apenas uma saia ou uma bermuda bem colorida.


* O local do Ensaio


Esta também é uma dúvida bem recorrente...

O ideal é que o ensaio seja realizado ao ar livre, porém, nada impede que seja realizado em estúdio ou mesmo em casa, aproveitando o quintal ou algum cômodo da residência previamente decorado.

É mais uma questão de gosto mesmo.


* Tema, Cenário, Decoração e Acessórios


Outro tema que rende muito assunto....

Se a ideia é criar um ambiente alegre, descontraído e convidativo, então use e abuse dos acessórios infantis! Mas, para isso, o bacana é escolher um tema e trabalhar em cima desta ideia.

Muitos pais escolhem um tema para o Smash the Cake já pensando na decoração da festa do primeiro aninho, por exemplo. Não é uma regra, mas fica muito bacana também! E tem mais: muitos acabam usando as fotos do ensaio para produzir as lembrancinhas do aniversário e fica muito legal!


Ainda sobre os acessórios, normalmente os balões coloridos são ideais para compor o cenário. As toalhas no chão (onde os bebês serão posicionados) também ajudam bastante a dar aquele toque especial. Além disso, você também pode usar outros itens, como por exemplo:


. Tábuas de madeira para dar sustentação ao bolo e manter a toalha presa;

. Bandeirinhas coloridas (de papel ou outro tipo de material);

. Garrafinhas transparentes recheadas com doces (ou frutas picadas, no caso do Smash the Fruit);

. Bichinhos de pelúcia;

. Balões de hélio.


Estas são algumas ideias.. Neste caso o ambiente externo pode ser o mais adequado para este tipo de foto, pois permite que a criança brinque e se divirta muito!


Para finalizar este artigo, uma orientação aos pais:


Não criem muitas expectativas durante o ensaio.


"Nossa, como assim Peterson?"


Pessoal, muitas crianças simplesmente não gostam da textura do bolo e não interagem com ele. Já tive casos onde a criança chorou por não gostar do sabor do bolo ou por não gostar de se sujar. E está tudo bem, isso é bem normal de acontecer.

Por isso é que os primeiros minutos do ensaio (que costuma ter uma duração entre 1h e 2h) servem para que a criança interaja com o ambiente e com o fotógrafo, para se sentir mais à vontade em um local diferente.


Mas fiquem tranquilos. As fotos ficarão ótimas, ainda que o bebê não se lambuze com o bolo!


Agora que você já tem uma ideia mais completa de como se dá a realização de um Ensaio Smash the Cake, vou deixar dois ensaios que fiz e que foram incríveis! (Para ver o resultado, basta clicar na foto!).




Não deixe de registrar este lindo momento do seu bebê!


Clique aqui e solicite seu orçamento ainda hoje!



gif



#smashthecake #fotografiainfantil #eternizandomomentos #blogdefotografia #smash #bebes

8 visualizações0 comentário